> Artigos > Como se preparar para um futuro profissional brilhante?

Como se preparar para um futuro profissional brilhante?

Ano de 2020 começou e com ele a esperança de mais oportunidades. Esse ano é bissexto, há quem diga que teremos um dia a mais para aproveitar as oportunidades. Mas, pensando em estar preparado para o futuro seja como profissional CLT ou empreendedor, como está sua expectativa?

A Inovação anda a passos largos, novos aplicativos, aparelhos de celulares cada vez mais modernos, roupas “inteligentes”, e uma infinidade de coisas para cuidar da saúde, melhorar a mobilidade urbana. Até a forma de aprender mudou, agora ela é inteligente, individual e mobile.

Nesse futuro que já chegou, vivemos tempos líquidos e para não ficar para trás é necessário se adaptar e principalmente aprender a desaprender e reaprender. Hoje a informação “saí pelo ladrão”, somos bombardeados por notícias verdadeiras e infelizmente pelas Fake News também. Cabe usarmos o bom senso e a própria tecnologia ao nosso favor.

Mas, o que fazer para estar preparado no âmbito profissional no meio dessa M.U.V.U.C.A?

Primeiramente estude, mas, não estude qualquer coisa. Invista em autoconhecimento – Inteligência Emocional, soft skill e não somente em hard skill. Muitas pessoas conhecem mais suas ferramentas de trabalho do que a si mesmo. Infelizmente muitos seres humanos estão se “robotizando”, enquanto outras pessoas trabalham para deixar robôs “mais humanizados”.

Se quiser se destacar em sua área de atuação, entenda de gente e não somente de máquinas. Isso parece óbvio, mas, muitas empresas não investem em seu capital humano, e muitos profissionais não buscam entregar um “pouco a mais” em suas tarefas diárias, não se atualizam. A questão aqui é a mudança de mindset.

Vivemos na era das conexões, são fotos, memes, vídeos que viralizam em segundos. Receber um telefonema é cada vez mais raro, tudo se resume em enviar e receber mensagens e emoji por aplicativos diversos.
Ser profissional do futuro, não é somente estar por dentro do último lançamento tecnológico e sim aquele que sabe trabalhar em equipe, lidera por exemplo, sabe resolver problemas complexos, inspira, faz networking genuíno, conecta pessoas e oportunidades.

Não existe uma fórmula mágica, o que existe é dedicação, disciplina, foco, praticar escuta ativa, ser protagonista em todas as áreas de sua vida. Assim, não é preciso ter medo do futuro e sim saber usar na dose certa a tecnologia a seu favor em seu crescimento pessoal e profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *