> Artigos > Comportamento Digital mostrará se você terá sucesso ou não em sua carreira profissional ou empreendedora.

Comportamento Digital mostrará se você terá sucesso ou não em sua carreira profissional ou empreendedora.

A Internet mudou a forma das pessoas se comunicarem e se relacionarem com empresas, serviços, marcas, pode-se até dizer que estamos “100% conectados”.

Hoje temos o “consumidor 4.0”, ele não quer mais saber somente do famoso 4 P’s (produto, preço, praça e promoção), ele quer muito mais. Busca o propósito daquele produto, quer se conectar com a marca, se sentir parte, atendimento humanizado e que realmente entenda e resolva a “dor” dele e muito mais.

Se perguntarmos aos nossos amigos muitos vão responder que possuem pelo menos uma conta em uma rede social, um e-mail, já baixou e-book, ou se cadastrou em sites de vagas de emprego em algum momento, baixou diversos aplicativos.

Usamos a internet desde comprar um pacote de viagem, ingressos para o cinema, roupas, e até aquele pão saindo do forno vamos pesquisar na internet para ir à padaria buscar, ou melhor ainda, usamos um aplicativo de entrega de comidas, não é mesmo?

Antigamente a indicação era boca-a-boca, hoje ela é baseada em estrelas de avaliações. Não existe mais a diferença entre o mundo real e o virtual. Somos seres únicos e construímos nossa reputação digital e deixamos nosso rastro digital.

Pesquisas revelam que as mídias sociais são a principal atividade dos usuários de Internet. Detalhe, 80% dessa atividade é feita via smartphones e que 79% das pessoas usam ele para auxiliar em suas compras.

Com a avanço da tecnologia, inovação, as mídias sociais são de extrema importância tanto para as empresas como para os profissionais. Compramos, indicamos, reclamamos, tudo em fração de segundos e muitas vezes não sabemos até onde pode chegar nosso rastro digital na rede.

Hoje precisamos construir nossa reputação digital onde o lastro da autoridade influenciará nossa marca. Essa construção vai além da venda. Nesse caso não é somente problema de as empresas cuidarem do seu comportamento digital, todos os profissionais devem ter esse cuidado com o que posta ou comenta se quiser ter sucesso em construir uma boa imagem. É necessário construir em base sólida, para que nenhuma “onda” possa colocar tudo a perder.

Vejamos os casos das Fake News, golpes por aplicativos, muitas pessoas compartilham sem verificar se a fonte que originou tal mensagem é confiável, não usa o “desconfiômetro”, isso pode trazer sérios problemas.

Alguns influencers já perderam patrocínios por fazer postagens com algumas brincadeiras que os fãs não gostaram, e o que aconteceu? Uma “chuva” de comentários negativos, depois o influencer retira da rede e pede desculpas. Mas, nesse caso já é tarde demais, pois um post de 30 segundos já manchou sua reputação digital.

Vivemos tempos líquidos e a tecnologia é uma grande aliada, disso já não temos mais dúvidas. Mas, lembre-se que nos relacionamos com pessoas, que merecem atenção, respeito, gentileza. Quando for postar algo pense duas vezes, hoje um print de um post pode servir de prova em um processo jurídico.

Muitos tem a falsa segurança que por estarem na internet sem mostrar seu rosto podem falar o que vier a mente, sem utilizar um filtro adequado. Pelo contrário, estamos muito mais expostos e não sabemos à proporção que nosso comentário pode tomar.

Com base nisso como ter sucesso na rede? Seja empreendedor ou profissional em busca de recolocação profissional? Siga essas dicas:

● Não fazer comentários que ferem a moral ou são ofensivos aos bons costumes e à decência;

● Ter cuidado ao usar as redes sociais em horário de trabalho;

● Não difama o empregador, colegas, clientes;

● Usar a inteligência emocional na hora de fazer postagem – “roupa suja se lava em casa”;

● Se você acha que a foto pode te comprometer em uma postagem? Não publique.

São pequenos cuidados que ajudam a fortalecer a marca de sua empresa ou profissional dentro da rede e que pode te levar ao sucesso e ser referência em sua área de atuação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *